segunda-feira, 17 de abril de 2017

Santificação (triplo significado)



Triplo significado 
Sobre a Santificação, Scofield apresenta um triplo significado ao tema: posicional, experimental e consumação. Ele considera que posicionalmente o crente é santo, mas que, experimentalmente, está sendo santificado progressivamente.

A santificação, podemos subdividila em três fases: inicial, progressiva e final. A santificação tem um processo - um ato que é instantâneo e inicial, mas que ao mesmo tempo traz em si a idéia de desenvolvimento até a consumação. De acordo com 2 Coríntios 3:18 estamos sendo transformados de um grau de caráter ou de glória em glória. É porque a santificação é progressiva que somos exortados a continuar progredindo cada vez mais (Apoc. 22:11). Existe realmente o aperfeiçoamento da santidade. O dom de Deus à igreja, de pastores e mestres, tem o propósito de aperfeiçoar os santos na semelhança de Cristo até que, finalmente, atinjam o padrão divino (Efésios 4:11-15).


É comumente aceito que a Santificação é obra continua do Espírito Santo. Esta obra “continua” visa conformar o crente à imagem de Cristo. Tal idéia é proveniente da palavra traduzida por santificação, que deixou o seu significado original ao longo do tempo em segundo plano, e passou a ter inclusa a idéia de moralidade e religiosidade.

Este novo significado que se deu à palavra '”santificação” se deve também à idéia de purificação, e com base em alguns textos bíblicos, podemos afirmar que na santificação ocorre uma transformação moral; com esta idéia afirma-se que a moral e o caráter são elementos que devem ser transformados através de uma busca pela santificação.

Em resumo, as várias teorias existentes sustentam que a Santificação é posicional, progressiva e efetiva no futuro. A santificação posicional é a regeneração em que todos os crentes são separados e purificados por Deus. Isso ocorre imediatamente no momento em que o homem se converte a Cristo.
Apesar de o crente ter sido Santificado por Deus, o Espírito Santo, por sua vez, continua trabalhando na vida deste crente regenerado com o fito de desenvolver um novo caráter e uma nova personalidade: é o que denomina-se de santificação progressiva.

A Santificação efetiva, definitiva ou plena, deve ser aguardada quando da volta de Cristo, quando se dará a plena liberdade do pecado.

Dentre os elementos necessários à Santificação: o Espírito Santo, a união com Cristo, a palavra de Deus, o esforço do cristão, a oração, a disciplina, a obediência, consagração, etc. Para que a Santificação seja aperfeiçoada. O cristão precisa da ação “abundante” do Espírito, senão o crente fica a mercê das fraquezas “morais” e “espirituais”.
A santificação é a obra continua de Deus na vida do crente, tornando-o realmente santo. Por ‘santo’ entende-se como o cristão ‘portador de uma verdadeira semelhança com Deus’. A santificação é um processo pelo qual a condição moral e espiritual da pessoa é moldada de acordo com sua situação legal diante de Deus.
O Dr. Shedd ao falar de aspectos pertinentes a Santificação, apresenta quatro fatores fundamentais: "Em primeiro lugar, ele depende da união entre o remido e o Redentor (...) Segundo: a santidade deve caracterizar o padrão de vida (...) Produzir um hábito de santidade deve ser desafio prioritário do ministério (...) Terceiro: a santificação, sendo um processo, não deve ser encarada como um alvo que algum dia alcançaremos nesta vida terrestre (...) Em quarto lugar observamos a realidade escatológica. A segunda vinda de nosso Senhor promete completar o que a vinda de Jesus Cristo no primeiro século iniciou"

Não podemos levar-mos em conta a idéia de que a 'santificação' engloba apenas questões como 'moral' e 'religiosidade', para não acabar-mos em um grande erro.

Quando da queda do homem em Adão, Deus não levou em conta questões como moral e caráter. Nem mesmo existia a idéia de caráter, moral ou comportamento no Éden.

O homem, quando foi criado, era possuidor de uma natureza perfeita, sendo santo, irrepreensível, inculpável e participante da glória de Deus. Estas características pertinentes ao homem Adão, foram conferidas pela natureza concedida por Deus e não por questões morais, comportamentais ou de religiosidade. Adão e Eva quando desobedeceram a Deus, mudaram de um estado perfeito para uma natureza imperfeita e pecaminosa, sempre com tendência a pecar. A primeira obra que Jesus Cristo faz quando o homem se une a Ele, é a santificação inicial, imediata. A santificação progressiva não pode ir adiante da santificação inicial, ou por a santificação inicial de lado, ignorando-a. 

É possível que a Santificação ou a Santidade decorra daquilo que merece e exige reverência moral e religiosa? Muitos ofertam aos seus deuses reverência moral e religiosa, por entenderem que seja isto que tais divindades exigem e merecem, porém, a atitude deles não os santifica.

Da mesma forma os judeus entendiam que Deus exigia e merecia ser reverenciado por meio da religiosidade e moralidade decorrente da lei. Porém, o zelo não mudou a condição deles diante de Deus (Romanos 10.1-4).

Não adianta um caráter impecável, uma moral intocável, um comportamento exemplar, uma religiosidade rigorosa, etc., nenhum destes elementos faz o homem aceitável diante de Deus. Por quê? Porque a obra de Deus é perfeita. Não há como o homem retocar a obra de Deus.

A obra realizada na Regeneração faz com que os homens passem à condição de santos, irrepreensíveis, inculpáveis e participantes da glória de Deus. Ou seja, a obra realizada por Deus é perfeita. Perfeito em Cristo é a condição de santo, irrepreensível e inculpável (Col 1: 21-28).

"Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (II Coríntios 3: 18).