terça-feira, 5 de abril de 2011

TER FÉ SIM, MAS FÉ EM QUE OU EM QUEM E COMO?

Crer e ter fé
Fé quer dizer fidelidade. Ter fé significa, pois, ter fidelidade. Logo, o que Jesus quis dizer foi: “Quem tiver fidelidade a mim, ou “Quem não pisar na bola comigo”. É, pois, a quem for mesmo seu discípulo de verdade que Ele se refere como sendo aquele que se salva, ou seja, aquele que tem uma verdadeira conversão.

Freqüentemente, vemos pessoas, dizendo que estão salvas, porque crêem em Jesus.
Se só crer em Jesus bastasse para alguém estar salvo, os demônios estariam salvos, pois eles crêem também Nele!


TER FÉ SIM, MAS FÉ EM QUE OU EM QUEM E COMO?
Hoje em dia é comum as pessoas dizerem que possuem fé, mas não sabem no que ou em quem se deve ter fé.
Por óbvio, o conceito primitivo e original da palavra fé consiste na confiança, credibilidade, crença, crédito, na pessoa de Deus e de sua Palavra:

Números 14:11 - "Disse então o Senhor a Moisés: Até quando me desprezará este povo e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele?"
Hebreus 11:6 - "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, (...)."

As pessoas pensam que basta crer que Deus existe, mas até os demônios crêem em Deus, pois O conhecem face a face, e, por isso, tremem de medo (Tiago 2:19; Jó 1:6; I Reis 22:19-23; II Crônicas 18:18-23; Mateus 8:28-29; Ezequiel 28:13-14).

Como os demônios, muitos crêem que Deus existe, mas não Lhe obedecem, não Lhe servem, não fazem o que Lhe agrada, não O buscam, não O ama, não dão ouvidos à sua Palavra, são rebeldes, desobedientes, insubmissos ...

II Crônicas 20:20 - "(...) Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos."

II Samuel 22:2-4 - "O Senhor é o meu rochedo, a minha fortaleza e o meu libertador. É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras. Ao Senhor invocarei, pois é digno de louvor; assim serei salvo dos meus inimigos."

I Pedro 2:6-8 - "Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados."

Isaías 43:10 - "Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."

Do que adianta crer que Deus existe, mas não acreditar nas Palavras de Deus? Do que adianta crer em Deus e em sua Palavra, mas não a viver, cumprir, obedecer, observar, respeitar, por em prática?

I João 2:3-7 - "E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou."

João 14:15 - "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos."

João 14:21 - "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."

João 14:23-24 - "Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra (...).Quem não me ama, não guarda as minhas palavras (...)."

João 5:38 - "(...) sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou"

João 5:47 - "Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras?"

João 8:47 - "Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus."

Atos 24:14 - "Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas,"

I Coríntios 2:4-5 - "A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus."

João 8:31 - "Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

As pessoas dizem que cada um deve crer ao seu modo, ao seu jeito, ao seu bel prazer ... Então para que servem as Escrituras? Não possuem utilidade? Foram escritas à toa? Acaso as Escrituras só prestam como mero objeto para adorno, enfeite, decoração numa sala, quarto, estante .... para ficar lá parada empoeirando?
Por óbvio Deus não julgará as pessoas conforme suas próprias definições do que seja justo, bem, bom, certo, mal, mau e errado, pois cada pessoa possui sua própria definição para esses conceitos. Assim o padrão para Deus definir se uma pessoa foi boa ou má são as Escrituras (Sua Palavra, seus Mandamentos).

Eclesiastes 12:13-14 - "Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau."

II Timóteo 4:3-4 - "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas."

Colossenses 2:8 - "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;"

Mateus 15:8-9 - "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens."

A FÉ, não é um negócio, mais ou menos do tipo: EU CREIO E DEUS ME ABENÇOA. Em algumas religiões modernas, cujos Pastores têm pouca teologia e conhecimentos religiosos, a fé é assim apresentada, como se fosse um contrato ou um negócio entre Deus e o fiel. Fala-se, então, muito em milagres e prosperidade, dentro do seguinte pensamento: Se você crer, você será abençoado com riquezas e prosperidade. Deus se fará como que um secretário a serviço de sua vida. Repete-se à exaustão que Deus é fiel às suas promessas e que não abandona aos que ama e O amam. Isto é verdade, mas Deus não promete benesses em troca de fé. Não é Ele que deve fazer a nossa vontade, mas nós a dEle. Por isso, a fé não é um negócio ou um contrato entre partes desiguais: Deus e nós.

Qual é a fonte de onde você busca a tua fé? De onde vem e para onde vai te levar? Em quem você tem fé?

Se simplesmente crermos com intensidade suficiente, de algum modo vamos conseguir. Esse é o pensamento popular. O que você crê não é importante. Simplesmente creia. Por trás disso está a idéia nebulosa de que a fé é uma força todo-poderosa que flui pelo Universo e que pode ser apropriada por qualquer pessoa assim que quiser. Quando chega a fé, desaparecem o pessimismo, o terror, a derrota e o fracasso; com ela chegam o otimismo, a confiança, o domínio próprio e um sucesso infalível na guerra, no amor, nos esportes, nos negócios e na política. O que se ignora em tudo isso é que fé só é boa quando está ligada à verdade.

Se ao lermos a bíblia, acreditarmos somente no que concordamos e acreditamos; na verdade acreditamos é em nós próprios e não na palavra de Deus.

Fé especial (sobrenatural), Fé intelectual,

Fé especial; ou sobrenatural: conforme o significado do pensamento, é vista como um dos dons de poder. (I Corintios: 12.9). Ela não é permanente na pessoa, em si mesma, o é. É momentânea e circunstancial (quer dizer: ela opera dentro de uma circunstância necessária).
Qualquer milagre divino operado na Bíblia, era realizado através da fé especial. (Hebreus: 11.5,11,20,23,29).
A fé especial é uma capacidade vinda diretamente de Deus, capacitando o homem para este ou para aquele fim. Falando sobre ela, o Senhor: Ó mulher, grande é tua fé! (Mateus:15.28). E para um dos seus apóstolos: Homem de pouca fé…(Mateus: 14.31). E, alguém poderá então perguntar se a fé de Pedro foi, ou era especial? Respondemos que sim!
A poucos instantes de ele ouvir Jesus esta exortação,usando a fé, andou sobre as águas. Ninguém pode andar como Pedro andou, sem fé especial. Mas, infelizmente, sua confiança desceu um pouco e Pedro afundou, precisando de Jesus para o salvá-lo.
(Mateus: 14.30).

Fé intelectual. É muito importante em si mesmo, mas não é suficiente para a salvação (Atos: 17.28—Tiago: 2.19) denominamos como fé objetiva (fé exterior), que pode vir ao encontro de pessoas humanas pelo testemunho e estudo das Escrituras e a manifestação do universo visível.
Assim a fé intelectual afirma a existência de Deus, mas não descobre o plano da redenção. (Salmo: 19—Atos 17.11—Romanos: 10.17)