terça-feira, 18 de abril de 2017

Sermão da montanha VS Sermão da planície

    A Bíblia é um livro fantástico e quando nos aprofundamos no seu estudo ela se revela com pormenores surpreendentes e que demonstram como não é deste mundo. Este não será um artigo explicativo mas sim apologético e também educativo para evangelistas relativo a dois dos mais famosos sermões de Jesus.

A montanha e a planície

Para os estudantes da Bíblia existem dois sermões muito conhecidos como sendo incontornáveis no cristianismo:
O sermão da montanha (Mateus 5-7) e o sermão da planície (Lucas 6), neste artigo apologético pretendemos mostrar o porquê das diferenças entre ambos e o que daí podemos extrair.
O mesmo sermão ou sermões diferentes?
Devido à semelhança entre alguns pontos no discurso de Jesus alguns pensam que estes discursos são o mesmo e cada evangelista deu ênfase diferente a alguns pontos, tanto é assim que alguns críticos até tentam ver contradições onde não existem.

Ambos os evangelistas são cuidadosos a expor onde os sermões são dados; Mateus nos diz que Jesus vendo as multidões subiu a uma montanha:
Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
Mateus 5:1

Lucas nos diz que Jesus antes do discurso por sua vez desceu de um monte e dá o discurso num lugar plano:
E Jesus, descendo com eles, parou num lugar plano, onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo, de toda a Judeia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e de Sidom, que tinham vindo para ouvi-lo e serem curados das suas doenças;
Lucas 6:17

Cronologia
Em Mateus Jesus dá o discurso numa fase inicial do seu ministério em que andava a reunir os seus discípulos, mas ainda não tinha escolhido os 12, o sermão de Lucas foi logo após esta escolha.

Destinatários
Em Mateus é dada a clara impressão que Jesus vendo a multidão sobe a um monte para ficar apenas com os discípulos (que também eram muitos) ou pelo menos se afastar de todo o povo fazendo uma certa triagem. Em Lucas ele faz exactamente o contrário, ele desce para pregar às multidões que o esperavam, aliás Lucas deixa isso bem claro quando diz:
“onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo”

O TEXTO TAMBEM PODE SER ENTENDIDO DA FORMA A SEGUIR


Se você somar os dois relatos fica assim:


E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão (Mateus 4:25). E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades, como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos. (Lucas 6:17-19). E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: (Mateus 5:1-2)