terça-feira, 25 de abril de 2017

Antropomorfismo: Deus se relaciona conosco em termos humanos



Antropomorfismo: Deus se relaciona conosco em termos humanos
  
Antropomorfismo vem de duas palavras gregas: anthropos (homem) e morphe (forma). Portanto, um antropomorfismo é quando Deus aparece ou Se manifesta para nós em forma humana ou mesmo em características humanas atribuídas a Ele mesmo. Vemos isto por toda a Bíblia - e com razão assim. Apesar de tudo, não podemos ascender onde Deus está, mas Ele pode descender até onde estamos.
Mais abaixo estão uns poucos versos da Bíblia que atribuem a Deus ações, atributos e emoções humanas. 
O que vemos é Deus assumindo relacionamento conosco em termos familiares às nossas próprias ações. Em linguagem humana. E Deus agindo ou falando assim, não devemos pensar que em assim fazendo Deus apresentará aspectos de Si mesmo contraditórios. Tome por exemplo o fato de que Deus é todo-poderoso (Jeremias 32:17,27 ), todavia, Ele descansa (Gênesis 2:2). Vemos que Deus está em todos os lugares (Salmos 139:7-12), todavia, Ele perguntou a Adão, "Onde estás?" (Gênesis 3:9). Vemos que Deus sabe todas as coisas (1 João 3:20). Todavia, vemos que Deus diz, "Agora sei que temes a Deus..." (Gênesis 22:12).

Alguns querem asseverar, que Deus não conhece todos os eventos futuros porque Ele diz, por exemplo, a Abraão, "
Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho" (Gênesis 22:12), então, não podemos asseverar também que, visto que Deus perguntou "Adão, onde estás?", Deus não está em todos os lugares, pois se Deus estivesse em todos os lugares Ele saberia exatamente onde Adão estava? Ou, se Deus descansa isto significa que Deus não é todo-poderoso? 
Abaixo estão relacionados vários versos que demonstram a manifestação de Deus para nós em palavras humanas, como ações, emoções e corpo. Assim, podemos ver que tal condescendência da parte de Deus para conosco naturalmente resultará em Deus dizer coisas que requerem uma profunda examinação.

1. Ações humanas - mudança de opinião, lembrar, descansar
A. Êxodo 32:14, "Então o Senhor se arrependeu ["mudou sua opinião", em algumas versões] do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."

B. 2 Samuel 24:16, "
Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão".

C. Gênesis 9:16, “
O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra".

D. Gênesis 2:2, "
Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera".
2. Emoções humanas - dor, ciúme, zelo, piedade, compaixão, arrependimento
A. Gênesis 6:6, "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração".

B. Êxodo 20:5, "
Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".

C. Juízes 2:18, "
...porquanto o Senhor se compadecia deles em razão do seu gemido por causa dos que os oprimiam e afligiam".

D. 1 Samuel 15:35, "
Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel".

3. Corpo humano - mãos, face, boca, olhos, braço.
A. Êxodo 7:5, "E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a Minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles".

B. Números 6:24, "
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti".

C. Salmos 33:6, "
Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da Sua boca".

D. Salmos 34:15, "
Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor".

E. Salmos 89:10, "
Tu abateste a Raabe como se fora ferida de morte; com o teu braço poderoso espalhaste os teus inimigos".
Outras - Asas
A. Salmos 57:1, "Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das Tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades".

                        DEUS SE ARREPENDE? 

 Expressão “ARREPENDEU-SE o Senhor” não cai bem aos nossos ouvidos, pois nos traz a ideia de LIMITAÇÃO, EQUÍVOCO, falta de CONHECIMENTO PLENO, MUDANÇA DE DIREÇÃO, de CARÁTER. • Tal arrependimento não surge da TRISTEZA do Senhor por más ações praticadas, pois Ele é soberano, santo, presciente (Gn. 15.13), ONISCIENTE (Jo. 21.15-17, Rm. 11.33) e não é o homem. • Deus não muda em ESSÊNCIA, muda ATITUDE e MÉTODOS, conforme o relacionamento do homem com Ele. Quando o homem o desobedece, a relação de COMUNHÃO se altera para uma de CORREÇÃO (Jr. 6.8) ou REPREENSÃO (Jó 5.17), mas promovendo FELICIDADE PELO ACERTO


A Bíblia é a PALAVRA DE DEUS EM LINGUAGEM HUMANA, portanto há de se levar em consideração que os escritores sagrados foram inspirados por Deus e tenham se expressados em TERMOS HUMANOS os IDEAIS DIVINOS. Por isso, encontramos na Bíblia várias passagens onde são atribuídos SENTIMENTOS e FORMAS HUMANAS a Deus.
Tal linguagem  às vezes provoca confusão em pessoas que, por falta de conhecimento mais amplo da BÍBLIA ou da TEOLOGIA, tentam explicar Deus a partir de si mesmas e suas conclusões



Quando atribuímos SENTIMENTOS humanos a Deus. Como NÃO HÁ CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICA que explique os sentimentos de Deus, temos que atribuir-Lhe os seus próprios sentimentos. • Em Gn. 6, Deus determina o dilúvio como um ato de JULGAMENTO, mas não há GLÓRIA em tal ação, antes, SOFRE profundamente. O JULGAMENTO pelo pecado é INEVITÁVEL, mas a fidelidade de Deus aos homens sempre será INALTERADA e IRRETOCÁVEL, conforme o exemplo de Noé (Gn. 7.1)

NÃO CONFUNDIR ARREPENDIMENTO HUMANO E DIVINO • Exemplo: Deus não trata o ÍMPIO e o JUSTO da MESMA FORMA. A imutável santidade divina NÃO PERMITE tal coisa. O mesmo ocorre quando o justo SE TORNA ou AGE como ímpio. O tratamento de Deus para com ele também deve mudar, pois precisará ser CORRETIVO, EXORTATIVO. • Deus ABRANDA ou muda Sua maneira de lidar com as pessoas, de acordo com SEUS PROPÓSITOS SOBERANOS, mas NÃO MUDA NA SUA ESSÊNCIA. Ele não é INCONSTANTE, ao contrário do homem. Devemos interpretar Gn. 6.6 à luz de Nm. 23.19

 NÃO CONFUNDIR ARREPENDIMENTO COM REMORSO • Arrepender-se, no bom sentido, é DO HOMEM, pois ele pode, enquanto há tempo, VOLTAR-SE PARA DEUS, ABANDONAR seus maus caminhos (2 Rs. 17.13), REDIRECIONAR sua vida, MUDAR na essência. É algo SAUDÁVEL, ao contrário do REMORSO, que é “o PASSADO QUE CONTINUA”. • No remorso, NÃO HÁ MUDANÇA, mas PAVOR, INCÔMODO e TRISTEZA, caso de Judas, cf. Mt. 27.3-5, ao ver o Sinédrio condenando Jesus. Ele não se arrependeu, mas lamentou as consequências de sua atitude traidora, devolvendo o dinheiro que ganhou dos líderes judeus para entregar Jesus e enforcando-se a seguir.

Deus é perfeito e imutável em Seus pensamentos e propósitos (Tg 1.17), mas muda de procedimentos e atitudes mediante alteração no relacionamento do homem com Ele. Como está o seu relacionamento com Deus? • Deus não é homem para se arrepender (1Sm 15.29 ), mas deve o ser humano arrepender-se sempre que for necessário. Isso é louvável, agradável, é do homem. • A atitude do Senhor para com o homem leva em conta a forma como este reage à Sua Palavra e vontade. Quem é livre para escolher, precisa ser responsável para assumir as consequências dessas escolhas e atos. • Que haja em nosso coração, sempre que for necessário, o arrependimento.