segunda-feira, 24 de abril de 2017

O VERDADEIRO EVANGELHO (01)



A maior necessidade da comunidade evangélica hoje é aprender o Evangelho de Jesus Cristo, porque simplesmente examinando os sermões e testemunhando as técnicas e metodologias de crescimento da igreja e todas as outras coisas que vejo, eu só posso chegar à apenas uma conclusão: Nós não conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo. Veja o que temos feito.

Nós vamos a um homem e dizemos:
— “Você sabe que é um pecador?”. Se ele disser “Sim”, nós vamos para a próxima pergunta:
 — “Você gostaria de ir para o Céu?”. Se ele disser “Sim”, nós vamos para a próxima pergunta:
— “Você gostaria de orar e pedir para Jesus Cristo entrar no seu coração?”. Se ele disser “Sim”, e orar aquela oração, nós perguntamos-lhe se foi sincero, e se ele disser “Sim”, de forma papal, o declaramos nascido de novo.

Este não é o Evangelho de Jesus Cristo. E, essa metodologia de evangelismo tem causado mais estrago neste país, do que qualquer heresia introduzida por todas as seitas juntas. Milhões de pessoas neste país, cujas vidas nunca foram transformadas, acreditam ser nascidas de novo, porque reduzimos tanto o Evangelho de Jesus Cristo que agora não significa nada mais do que uma simples decisão, que vai tomar apenas cinco minutos do seu tempo.

A questão é: “Desde que você tem ouvido a pregação do Evangelho, Deus tem operado de tal forma em seu coração que o pecado que você amava agora você odeia?”. Esta é a questão!

A questão é: “Desde que o Evangelho tem sido pregado a você, o Deus todo-poderoso tem feito uma obra soberana e sobrenatural em seu coração, de tal forma que o Deus que você  ignorava, você agora deseja e estima como digno acima de todas as outras coisas?”.

Você honestamente acha que, quando a Bíblia fala de receber a Cristo, ela está falando de fazer algum rito evangélico? Quando ela fala de receber a Cristo é através do arrependimento e da fé. Não é recebê-lo como algum acessório para a sua vida, é recebê-lo como o próprio sustentador da sua vida. Cristo não é algo que faz sua vida melhorar, Cristo é a vida! Ele é a vida!

E, nunca se esqueça de que através de todo o ensino do Novo e do Antigo Testamento, o arrependimento é evidenciado por frutos, pela maneira como alguém vive. A maioria das pessoas, hoje, acredita que são salvas, porque estão confiando na sinceridade de suas decisões e não na obra de Cristo, nem no poder de Deus na salvação. “Você é salvo?”, “Sim”. “Como você sabe?”,

A evidência da salvação, a evidência do arrependimento, a evidência da fé, é uma vida transformada e em contínua transformação.

Hoje, muito tem sido feito sobre discipulado, e eu acredito que devemos fazer discipulado, mas eu sempre escuto as pessoas dizendo: “Nós temos tantas pessoas entrando pela porta da frente da igreja, mas no momento que elas entram, elas saem pela porta de trás. E a razão pela qual elas não estão ficando é porque não estamos discipulando-as”. Isso não é verdade! A razão pela qual elas não ficam é porque nunca nasceram de novo. Nós as fazemos tomar uma decisão. Nós as fazemos levantar as mãos, mas suas vidas nunca mudam. Nós precisamos fazer discipulado pessoal? Claro que sim. Mas, se Deus salva um homem, Aquele que começou a boa obra nele, há de completá-la.

Por que há tão pouco poder hoje? Porque não conhecemos o Evangelho, porque não nos preocupamos com a verdadeira conversão, porque não nos importamos com as coisas importantes, mas nós as substituímos, com o próprio uso da mídia no culto, com certo tipo de canções para deixar todo mundo “no clima”, com pregações superficiais, que nos falam tudo o que queremos ouvir para que tenhamos a nossa “melhor vida agora”, porque na verdade é isso o que queremos, mais do que Deus. Não há poder porque o Evangelho está esquecido, traga o Evangelho de volta e você verá o poder de Deus se movendo sobre a vida de homens, mulheres e crianças. O Evangelho simples.


Como Alguém Pode Ser Salvo?

Eu não acredito nisso. Não importa em que você acredita, importa o que a Escritura ensina. Existe a ira de Deus, e ela é o resultado dEle ser justo e santo, e até mesmo amável e bom. Pode Deus ser amável e não se opor contra a iniquidade? Não. Pode Deus ser bom e ser indiferente ao pecado? Absolutamente não. Deus julgará o homem. Ele julgará. Mas, a questão é: como alguém pode ser salvo? Aqui está a resposta: a cruz de Jesus Cristo. O que isso significa irmão ?  A cruz de Cristo. O Cristo foi até o madeiro e Ele morreu. E, com Sua morte, Ele satisfez a justiça de Deus. A Bíblia diz: “pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. A Bíblia diz: “o salário do pecado é a morte”. Cristo se fez homem, vivendo uma vida perfeita, debaixo da Lei, foi ao madeiro e morreu a morte pelo Seu povo, e, morrendo essa morte, Ele satisfez a justiça de Deus e apaziguou a ira de Deus.


Você não é salvo simplesmente porque eles O penduraram em um madeiro. Se você é salvo, é porque, quando Ele foi pendurado naquele madeiro, Ele levou o seu pecado, e Deus, o Pai, moeu o Seu Filho Unigênito. Foi Deus quem determinou a medida da punição, foi Deus quem foi ofendido, foi a ira de Deus que foi acesa, é a justiça de Deus que precisava ser derramada. Alguém para salvar o povo de Deus tinha que interpor e sofrer o julgamento, a ira, a justiça de Deus. Você nunca leu em Isaías 53:10? “Ao Senhor agradou moê-lo”. Cumpriu-se a vontade do Senhor, moer Seu Filho Unigênito.

 A Regeneração E A Verdadeira Conversão

E, agora, Deus não lhe diz para dizer uma oração em 5 minutos e pedir a Jesus que entre em seu coração. Não é o que Ele faz. Você diz: “Eu fui salvo desta forma”. Possivelmente, você foi. Porém, a Bíblia diz que Deus ordena a todos os homens, em todos os lugares, que se arrependam dos seus pecados e creiam no Evangelho e produzam frutos dignos de arrependimento.

 Se há uma doutrina abandonada na igreja de hoje, que está destruindo o evangelismo é a doutrina da regeneração. Regeneração não é meramente uma decisão humana. Você não é salvo simplesmente porque você decidiu sair do caminho que leva ao inferno e entrar no caminho que leva ao Céu. Salvação é uma obra sobrenatural de Deus, onde o poder de Deus é manifestado de tal forma que se equipara ou excede o próprio poder de Deus manifestado na criação do universo.

Quando Deus salva um homem, Ele o recria de uma massa corrompida. Quando pessoas verdadeiramente se arrependem, quando pessoas realmente creem, há uma obra de regeneração acontecendo, na qual essa pessoa se torna uma nova criatura, e como novas criaturas, com uma nova natureza, elas viverão uma vida diferente!

A evidência da regeneração não é que você tomou uma decisão certa vez, em uma campanha evangelística. A evidência da regeneração é que sua vida tem sido transformada. Você acha que Deus transforma só alguns de Seus filhos? A doutrina que ensina que o Cristão pode viver em um estado contínuo de carnalidade é absolutamente herética!

Cristãos pecam? Sim! Cristãos podem cair em carnalidade? Sim! Cristãos podem caminhar na imaturidade por um tempo? Sim! Mas os Cristãos podem viver de maneira ímpia e mundana todos os dias de sua vida? Absolutamente não! Por quê? Porque a salvação é uma obra sobrenatural de Deus sobre qualquer homem que está em Cristo. Ele é uma nova criatura e novas criaturas vivem de maneira diferente.

A evidência da conversão, não é um “cartão de decisão” preenchido, é uma vida sendo vivida.

Se os Puritanos realmente nunca fizeram apelos ou as coisas que fazemos hoje, como eles sabiam que alguém era salvo? Isso era fácil, a vida deles era transformada e eles continuavam vindo à igreja.


 As pessoas vêm à frente, assinam um cartão, falamos com eles 5 minutos sobre salvação e os declaramos salvos. E ainda ficamos imaginando porque investimos tanto em discipulado e, mesmo assim, eles não crescem. Nós cometemos uma grande presunção. Nós os fizemos passar por um rito evangélico, porque eles responderam corretamente as perguntas, nós os declaramos salvos e não nos preocupamos com isso novamente. Isso está errado! Eu lhe digo isso: Se você se arrepender e crer em Cristo hoje, se você já fez isso, Ele te salvou. Mas, eu lhe digo isto: Se você fez uma decisão por Cristo, se você o vê como Senhor e professa fé nEle, Ele te salvou. Mas, se você fez isso e sua vida não mudar e você não começar a crescer, e Aquele que começou a boa obra em você, não a completar, o que aconteceu com você, não foi uma conversão genuína, porque a evidência de uma genuína conversão é uma contínua obra de Deus na alma do homem. Essa é maneira antiga. Isso é Cristianismo Histórico.


Você fez uma profissão de fé em Cristo, mas todas as evidências em sua vida, até esse momento, indicam que talvez sua profissão de fé em Jesus Cristo foi falsa e você ainda está em pecado e se você morrer vai para o inferno. Procure confirmar sua vocação e eleição, arrependa-se e retorne para Cristo. Veja quão superficial nosso Cristianismo tem se tornado. Oh, meu querido amigo, estas coisas não deviam ser assim, mas são. Despertem para o Evangelho, para o verdadeiro Evangelho, não para o tipo diluído. É um Evangelho de graça e de poder, pois Aquele que começou a boa obra em você irá terminá-la.