quinta-feira, 20 de abril de 2017

os amalequitas foram completamente destruídos ou não?

os amalequitas foram completamente destruídos ou não?

Curiosamente alguns insistem que há um erro claro na Bíblia em relação à destruição do povo amalequita, face a repetidas vezes que eles são citados na Bíblia, vejamos as referências:
A primeira: “1E aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, 7Depois tornaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também aos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar. 12Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.” (Gn 14:1,7,12), comentando esta passagem, é necessário alertar para duas coisas, primeiro, os zombadores dizem como é que os amalequitas foram destruídos antes do genitor deles ter nascido? Já que normalmente se entende que eles eram filhos de Amaleque neto de Jacó: “e Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. Estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú.” (Gn 36:12), há quem defenda que o Amaleque não é o mesmo de Gn 36:12 e sim outro da linhagem de Cão, um dos 3 filhos de Noé, por segundo, a Bíblia não diz que os amalequitas foram destruídos, aqui, somente que feriram a terra, onde posteriormente foi ocupada pelos amalequitas, a essa antecipação se denomina prolepse, figura sintática (Prolepse, do grego prólepsis “ação de tomar antes”, ou “flashforward”, numa linguagem mais cinematográfica, é figura também conhecida como antecipação, é uma figura de sintaxe onde ocorre o deslocamento de um termo de uma oração para outra que a precede, com o que adquire excepcional valor. http://pt.wikipedia.org/wiki/Prolepse), em outras palavras, foi dito terra dos amalequitas, uma vez que seria mais bem localizável no momento da escrita do livro, lembrando que o escritor foi Moisés séculos depois, o que justifica este recurso estilístico.
A segunda: agora sim, uma referência de ataque ao povo: “7Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 8E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. 20Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente. 32Então disse Samuel: Trazei-me aqui a Agague, rei dos amalequitas. E Agague veio a ele animosamente; e disse Agague: Na verdade já passou a amargura da morte. 33Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o SENHOR em Gilgal.” (I Sm 15:7,8,20,32,33), os versos 7 e 8 delimitam onde foram os ataques e diz que todos foram destruídos, obviamente este todos são os que foram encontrados, naturalmente muitos fugiram, o que é extremamente natural, o texto diz, todos os que foram encontrados naquela delimitação de área fora mortos, obviamente exclui o rei, e os fugitivos. Aqueles fugitivos reconstruíram-se, formaram novamente cidades, isso acontece na história periodicamente, assim foi com Israel, diversas vezes, por exemplo, os judeus foram cativos na Babilônia e retornaram e reconstruíram Jerusalém, os judeus foram dispersos em 70 A.D. e ficaram espalhados pelo mundo, mesmo em alguns desses lugares também foram perseguidos e retornaram, exemplo durante a Segunda Grande Guerra, posteriormente retornaram ao território físico e refundaram o estado Israel, há outros exemplos de povos que se reconstruíram, variados, que após uma guerra ou catástrofe retornaram ao local de onde saíram.
A terceira: os remanescentes daquele ataque liderado por Saul voltaram e foram novamente atacados por Davi: “8E subia Davi com os seus homens, e davam sobre os gesuritas, e os gersitas, e os amalequitasporque antigamente foram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur, até à terra do Egito. 9E Davi feria aquela terra, e não dava vida nem a homem nem a mulher, e tomava ovelhas, e vacas, e jumentos, e camelos, e vestes; e voltava, e vinha a Aquis.” (I Sm 27:8,9), observe que o verso 8 corresponde a I Sm 15:8, sendo esta mais uma referência geográfica, precisa e histórica dos fatos. Porém chamo a atenção ao texto, em momento algum foi dito que eles foram absolutamente exterminados, pelos mesmos motivos dos versos anteriores.
A Bíblia ainda narra dois ataques israelitas, quarta e quinta referências: “1Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague,  os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo. 17E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram,” (I Sm 30:1,17), “e feriram o restante dos que escaparam dos amalequitas, e habitaram ali até o dia de hoje.” (I Cr 4:43).
Findando e resumindo, ao contrário do que dizem alguns objetores, a primeira passagem é tão-somente uma antecipação para melhor localização geográfica, ou seguindo o posicionamento de alguns, referência a outro povo com o mesmo nome, efetivamente a menção em Sm e Cr trata do povo, mas que só foi cabalmente terminado em I Cr 4:43, pois tiveram remanescentes aos ataques empreendidos por Israel. Em outras palavras, não há nenhuma contradição.