sábado, 26 de fevereiro de 2011

Criação ou Evolução? Com quem está a verdade?

Criação ou Evolução? Com quem está a verdade?
(Transcrição de palestra do Pastor Silas Malafaia)

O ensino evolucionista tem sido ensinado na escola de 1º e 2º graus, nas universidades e na televisão. Se a Mensagem da Palavra de Deus não puder atender às demandas que encontramos nesse mundo, se não tivermos respostas às perguntas, então, o Evangelho não é completo e, a Palavra de Deus não tem resposta pra tudo.

Segundo a teoria da Evolução, todo o processo de vida veio através da evolução. Diante disso, a questão aqui é "Criação ou Evolução? Com quem está a Verdade?". É de se ressaltar, porém, que para se falar de "Criação ou Evolução", deve-se partir do eixo da ciência para a teologia, caso contrário, o indivíduo que não crer em Deus que criou e sustenta todas as coisas, não dará nenhum crédito.

Partindo-se do eixo da ciência para a teologia, pergunta-se: "Com quem está a Verdade? Criação ou Evolução?". Gênesis 1:1, diz: "No princípio criou Deus os céus e a terra", pelo que, tomaremos esse versículo bíblico como base.

Será que a criação tem base científica? Ou, será que a evolução tem base científica? O padrão científico da humanidade, diz que o que não pode ser observado não é ciência. A observação é o ponto-chave da ciência. (1) O postulado da criação, diz: "Deus criou todas as coisas, perfeitas, completas e puras. Um Agente externo ao universo criou tudo. Esse Agente é Deus. Que criou tudo com leis perfeitas, sincronizadas e, Ele fez tudo isso do nada.". Ocorre, que não existe ninguém que tenha estado lá, para observar quando tudo foi criado. Sabemos como tudo aconteceu, por meio da Revelação de Deus em Sua Palavra. Contudo, Revelação não é instrumento científico. Dessa forma, se o ato da criação não pode ser observado, então, não é ciência. (2) A teoria da Evolução, diz "Que a matéria sempre existiu e, que através de sucessivas mutações (auto-capacidade da matéria transformar-se), veio a existir vidas complexas. Diz ainda, que nós, somos seres unicelulares, que depois de bilhões de anos, passou a ter essas formas complexas. Aquela explosão (Big Bang) que aconteceu, segundo eles, há doze bilhões de anos, deu origem a tudo. Vale lembrar, porém, que também não tinha ninguém lá, para ver a matéria se evoluir; nem, alguém que tenha estado presente ao Big Bang. É de se ressaltar, que o que não pode ser observado não é ciência. Os evolucionistas dizem que a evolução ocorre hoje, mas, que não pode ser observada porque ela é muito lenta. Diante disso, concluimos, que nem a criação, nem a evolução são ciências.

Constatado isso, como podemos saber com quem está a Verdade? As evidências da natureza vão dizer, se os postulados da criação, ou, se os postulados da evolução estão corretos. Ou seja, aquilo que a criação diz, nós vamos tentar comprovar na natureza e, aquilo que a evolução diz, ídem. Com quem está a razão?

Conforme já mencionamos, os criacionistas creêm num Deus que criou todas as coisas perfeitas e completas pela Palavra do Seu Poder. Os evolucionistas, como também já foi mencionado, acreditam que a matéria sempre existiu e, que através de sucessivas mutações, veio a ter as formas complexas de hoje e, segundo eles, nós somos originários de seres unicelulares.

Mencionaremos abaixo, as quatro leis da termodinâmica, as duas primeiras, são as leis mais aceitas no meio científico, pelo que possuem supremacia às demais leis científicas. Observe:

A primeira lei da termodinâmica, fala sobre a conservação da energia. Segundo diz essa lei, a energia existente no universo não pode ser criada ou destruída. Ela pode adquirir várias formas, inclusive a massa, ela pode mudar de um estado para outro, mas, a quantidade dessa energia será sempre a mesma, ou seja, ela não evolui; contrariando assim, a teoria da evolução. Contudo, a primeira lei da termodinâmica, em nada contraria a criação, que diz que Deus fez tudo perfeito e completo.

A Segunda lei da termodinâmica, que juntamente com a 1ª lei, tem supremacia sobre qualquer outra lei, diz que, o universo caminha de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados. A teoria da evolução, por sua vez, diz o contrário. Note que, a Segunda lei da termodinâmica, também não contraria em nada a criação, que diz, que Deus fez o universo perfeito, puro e grande e, que quando o pecado entrou no mundo, começou a desorganização, começou a deterioração.

A terceira lei da termodinâmica - Antigamente, há 300 anos atrás, acreditava-se que pedra na rua, de noite se transformava em sapo; que celeiro de milho em dia de chuva e trovada se transformava em rato; e, que carne apodrecida se transformava em verme; até que um francês, de nome Pasteour, criou a lei da biogênese, que diz que, "somente vida pode produzir vida", isto é, somente um ser vivo pode produzir um outro semelhante. Esta lei, é aceita em todo o mundo científico. Pergunta-se: "Como a matéria inanimada, poderia ter produzido vida complexa?". Note que a 3ª lei da termodinâmica, contraria a teoria da evolução, que diz que vida veio a existir a partir da matéria inanimada. No entanto, esta lei, a exemplo das demais aqui citadas, também está em perfeita harmonia com a criação. Observe o que as Escrituras Sagradas nos diz em Gênesis 1:26: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...". Pelo que os criacionistas, em concordância com a lei da biogênese declara, que "matéria inanimada não pode produzir vida" e, por isso, defendem que somente um Deus Vivo poderia criar criaturas vivas!!!

A quarta lei da termodinâmica é a lei da causa e do efeito e, ela diz que nenhum efeito é quantitativamente maior e, qualitativamente superior à Causa. Pergunta-se: "como um homem complexo, pode ter vindo de uma matéria inanimada? Se o ser humano veio da matéria inanimada, então, o efeito é maior do que a Causa. Note, que a lei da causa e do efeito, está em perfeita concordância com os criacionistas, que diz que um Ser (DEUS) Superior e Inigualável criou seres inferiores. A Bíblia em Jeremias 32:17, nos diz: "Ah, Senhor Deus" Tu criaste os céus e a terra com Seu grande poder, e com Teu braço estendido! Nada há que te seja demasiado difícil.". E, em Isaías 55:8-9, diz: "Porque os meus Pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus Caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus estão mais altos do que a terra, assim são os meus Caminhos mais altos do que os vossos caminhos e, os meus Pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.". Deus é Infinitamente Superior a tudo o que foi criado.

Com a 1ª e a 2ª lei da termodinâmica, com a lei da biogênese e com a lei da causa e do efeito, poder-se-ia dar por encerrado o assunto, mas, se assim fosse feito, aqueles que não crêem em um Deus Criador e Sustentador de todas as coisas, não se dariam por satisfeitos. E as mutações? Perguntar-se-iam.

Contudo, antes de falarmos nas mutações, vejamos dois postulados: o da criação e o da evolução e, vejamos ainda, o que a natureza nos diz sobre as espécies. (1) Criacionismo: "E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem sementes, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu relva, ervas que davam semente conforme a sua espécie, e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. E disse Deus: Produzam as águas enxames de seres viventes, e voem as aves acima da terra, no firmamento do céu. Assim Deus criou as grandes criaturas do mar, e todos os seres viventes que se arrastam, os quais, povoavam as águas, conforme as suas espécies, e todas as aves que voam, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.". (Gênesis 1:11-12). A criação diz: "Cada um segundo a sua espécie". (2) A teoria da evolução, por sua vez, diz que existe uma variabilidade genética, pois, segundo eles, existem formas de vidas transicionais: uma espécie cruzando com outra pode gerar outra e, outra cruzando com outra pode gerar outra. Note que temos aqui cada duas coisas antagônicas, a criação dizendo, cada um segundo a sua espécie e, a evolução dizendo que uma espécie pode produzir uma outra espécie.

Vejamos então, o que a ciência nos diz e a natureza nos ensina. Em 1856, Mendell, descobriu o código genético. Ele descobriu que uma característica de uma espécie, só passa para as gerações futuras se estiver codificada no código genético da espécie. A moderna genética molecular diz que a estrutura de cada espécie é única e particular para produzir aquela espécie: Macaco só dá macaco, hipopótamo só dá hipopótomo, girafa só dá girafa e tec; cada um segundo a sua espécie. Se alguém tentar cruzar um ser de uma espécie com um ser de outra espécie e, aquele ser conseguir gerar, o ser por ele gerado não tem capacidade de reprodução.

QUANTO À MUTAÇÕES, elas desorganizam ao invés de organizarem, elas retiram as complexidades do organismo; elas involuem, ao invés de evoluirem; causam uma coisa chamada entropia, que significa desordem do sistema. Mutação não evolui; não organiza para estágios mais avançados. Desorganiza!

E os fósseis? A ciência que estuda os fósseis é a paleontologia. Os fósseis mais completos que existem, de onde existe o maior número de escritos, são dois: O homem de Nertandall e o homem Cromágno, que de símios, isto é, de macaco não tem nada. O homem de Nertandall durante muito tempo foi considerado o ancestral. Fizeram um desenho, através dos fósseis encontrados de um cara bestial, animalesco e meio encurvado. São os mais completos. Só que depois, descobriram um outro fóssil mais antigo e mais completo do que ele, chamado de homem Ábilis. Pergunta-se: "Se há evolução, como explicar a existência de um fóssil mais antigo e mais completo do que ele?". Em razão disso, os cientistas concluíram que a única diferença entre o homem de Nertandall e o homem de hoje, é que ele sofria de raquitismo. De símio (macaco) não tinha nada. O homem de cromágno, que é mais completo do que o homem de Nertandall, a ciência diz que ele tinha uma capacidade física mais evoluida do que o homem de hoje e, uma capacidade de raciocínio melhor do que a do homem de hoje.

A partir do homem de Nertandall e do homem cromágno, começou o besterol. Aí surgiu em 1912, o homem de Nebrasca. Através de um único dente, o diretor do museu de história natural dos Estados Unidos, chegou à conclusão: "Este dente tem traços de homem e de símios (macaco). Aqui está o nosso ancestral!". O desenhista da revista científica da época, foi chamado para desenhar. Através de um dente ele desenhou o pai, a mãe e o filho. Desenhou-os com cara de macaco, todo encurvado. Um dente! E ele desenhou todo mundo. Fizeram isto, porque em 1912, existia em Nebraska um político de nome Bryan, o qual, combatia o ensino evolucionista nas escolas. Porém, anos mais tarde, com a descoberta de novas técnicas, descobriram que aquele dente era o dente de uma raça de porco extinta. Lançam uma notícia falsa e, não há registro de que tenham vindo à público pedir desculpas daquele erro.

A FRAUDE: O homem de pitdall, durante 40 anos ficou como uma das três maiores provas da evolução. Com base em fragmentos da mandíbula superior e inferior e, alguns dentes, chegaram à conclusão de que ele era o ancestral do homem. Todavia, com o desenvolvimento da ciência, descobriram que aqueles ossos foram misturados, a mandíbula, parte dela de chimpanzé e, os dentes limados para parecerem como de homem; foram colocados à base de produtos químicos para serem envelhecidos e misturados. Fraude!!! E, ninguém apareceu para pedir perdão. E a notícia nunca foi vinculada com tanta força como ela foi para dizer, que era ele o ancestral do homem.

O homem de Pequim. Só uma meia dúzia viu. Sumiu! Ninguém mais viu porque dentre os que diziam tê-lo descoberto, estava um daqueles que haviam descoberto o homem de pitdall.

Pergunta-se: "Se há evolução, cadê as espécies transicionais no registro fóssil?" Existem fósseis nos museus do mundo inteiro. Nunca foi descoberto uma espécie transicional. Ao contrário, a paleontologia, descobriu no registro fóssil, espécies complexas anteriores à espécies menos complexas. Se há evolução, o registro fóssil tem que está numa ordem crescente, de espécies menos complexas para espécies mais complexas e, no entanto, no registro fóssil, existem espécies mais complexas, mais antigas do que espécies menos complexas. Pergunta-se: "Onde está a evolução aí?", "onde é que está a espécie transicional entre protozoários e metazoários invertebrados?", "onde é que está a espécie transicional de invertebrados para vertebrados?", "de peixes para anfíbios?", "de anfíbios para répteis?", "de répteis para mamíferos?". As mesmas lacunas entre espécies no registro fóssil, são as mesmas encontradas em vida. Não existe transmutação de espécies. Deus estipulou uma lei: cada um segundo a sua espécie!!!

O que você tem que escolher hoje, é se você crer em um Deus que criou e sustenta todas as coisas, ou, se a vida apareceu como obra do acaso.

Veja se isso é obra do acaso. Você sabia que a lua está distante da terra 378.000 km? Você sabia que se a terra estivesse a 80.000 km, as marés que são hoje inofensivas, cobririam a terra sete vezes por dia? Será que é por acaso que a lua está há 378.000 km da terra? Você sabia que se a atmosfera da terra fosse mais rarefeita, sofreríamos com os bombardeiros de meteoritos que são diários (cada meteorito vem na velocidade de 45 km/s)? Mas, eles são destruídos no choque com a atmosfera da terra. Será que é coincidência? Você sabia que se a quantidade de oxigênio fosse um pouquinho maior do que é, não haveria condições de vida na terra e, os organismos iriam se destruir? Isso é obra do acaso? Você sabia que se o movimento de rotação, isto é, a volta que a terra dá sobre seu próprio eixo em 24 horas, se fosse um décimo mais lento, os dias teriam 10 vezes mais duração e a noite teria 10 vezes mais duração? O resultado é que tudo que tem vida seria queimado e, se sobrasse alguma coisa, seria congelado de noite. Será coincidência? A velocidade que ela dá sobre seu próprio eixo? É coincidência? Você sabia que a terra em relação ao sol está numa distância especial? Que não é à toa? Você sabia que se a terra tivesse a mesma distância de Mercúrio e Vênus toda a vida seria torrada e, se tivesse na mesma distância de Marte e Plutão, toda a vida seria congelada? Você sabia que o código genético de uma ameba, o que ele contem daria para encher mais de mil vezes, toda a enciclopédia britânica de conhecimento? Você sabia que se uma célula fosse ampliada em um bilhão de vezes, até que o seu diâmetro chegasse à 24 km, o conhecimento que isso poderia produzir é muitas vezes mais do que todo o conhecimento que já foi produzido na terra? É obra do acaso? Você sabia que o cérebro é a estrutura mais complexa do universo? Você sabia que o cérebro humano possui 10 bilhões de células, cada célula possui entre 10 mil a 100 mil fibras que as fazem ficar interligadas? E, que se apenas um centésimo dessas interligações funcionassem, e o resto não funcionasse nada, seria maior do que toda a rede de comunicações que existe na terra? Você sabia que se os cientistas quisessem produzir uma rede comunicações igual ao cérebro, seria impossível, pois, não existe conhecimento na terra para produzir uma estrutura como essa? É obra do acaso? A atmosfera tem 78% de oxigênio e 22% de nitrogênio e, isso não é obra do acaso. O salmo 139:14 diz assim: "Eu te louvo porque de um modo terrível e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.". Isaías 45:12, diz assim: "Eu fiz a terra, e criei nela o homem. Eu o Senhor o fiz. As minhas mãos estenderam os céus e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.".

O doutor Shwazemberg, físico da universidade da França, com cálculo matemático da probabilidade de haver evolução, sabe qual foi o número que ele achou? Uma chance vezes 10 elevado a 2 bilhões de zeros, ou seja, chance zero!

Bem, se Deus é verdadeiro, se Deus existe, então a Bíblia é a Verdade. Se a Bíblia é a Verdade, então, TODAS as afirmativas científicas da Bíblia têm que ser comprovada. Se uma não for, então, Ela não é a Verdade. Vejamos:

Gênesis 1:3 e 16: "E disse Deus: Haja luz. E houve luz. Fez Deus os dois grandes luminares: o lumiar maior para governar o dia e o lumiar menor para governar a noite...". No primeiro dia Deus fez a luz, depois, no quarto dia, Ele fez o sol. Primeiro a luz, depois o sol. A moderna cosmologia tem provado que a luz é uma unidade independente dos corpos celestes e, que ela é primeira do que os astros. A cosmologia comprova isso. A Bíblia diz isso há 4000 anos e, a moderna cosmologia comprovou isso de 20 anos para cá.

Em Gênesis 1:26, Deus faz o homem e, no versículo 28, Deus fala com o homem. No capítulo 2:19, Deus manda o homem dá nome aos animais. Isso significa que, o homem é um ser originalmente falante. A evolução diz que não, diz que a fala veio a partir do processo de evolução. Primeiro ruídos bestiais, depois vozes. Uma das maiores autoridades lingüísticas do mundo, chama-se Shonsk, quem faz curso de psicologia, quem faz curso de sociologia, vai aprender sobre o postulado de Shonsk. Ele declara que a linguagem é algo inato ao homem. Note, que a Bíblia, há quatro mil anos, declara que Deus quando fez o homem, pôs nele a fala.

Botânica, zoologia, física e astronomia - Em I Coríntios 15:38-41 veja exemplos de: Botânica: "Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo....", Zoologia: "Nem toda a carne é a mesma: uma é a carne dos homens, e outra a dos animais, outra a das aves e outra a dos peixes.". Código genético! A Bíblia já falava disso há quase dois mil anos atrás; Física: "E a corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra, é a glória dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra é a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela."; Há quase dois mil anos atrás, quando não havia nenhum equipamento de astronomia, a Bíblia já afirmava isso; A astronomia hoje comprova que cada estrela tem sua glória própria. Note que A narrativa bíblica está em perfeita harmonia com as descobertas científicas.

Física quântica. Vejamos Hebreus 11:3, "Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela Palavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. ". Você quando vê uma rocha, a rocha não é aquilo que você está vendo. Há ligações atômicas de bilhões de átomos, que estão interligados para formar aquela rocha. Física quântica!!! Há quase dois mil anos atrás, e a Bíblia já falava disso!

Mundo Invisível - Você sabia que o microscópio possui aproximadamente 60 anos? No entanto, a Bíblia, há quase dois mil anos, já falava em mundo invisível. Colossenses 1:16 a, diz: "Porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis...". Note, que a Bíblia está falando aqui não apenas do mundo espiritual; ela fala de mundo invisível, nos céus e na terra. Ela está falando aqui do mundo espiritual e, também, do mundo microscópico. Só o Deus, Criador de todas as coisas, poderia, por meio de Seu Espírito, ter revelado isso ao autor bíblico. Vale dizer, que de 60 anos pra cá, isso veio a ser comprovado cientificamente.

A Bíblia, há quase 3000 anos atrás já afirmava que a terra era redonda - Dizem os historiadores, que Cristóvão Colombo, foi quem disse pela primeira vez que a terra era redonda, no entanto, em Isaías 40:22 a, a Bíblia, acerca de Deus, nos diz: "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra...". É de se ressaltar, que existem mais de 5 mil manuscritos da Bíblia, no museu de Londres, dos E.U.A., de Israel, e de várias partes do mundo. Além disso, existem manuscritos da Bíblia, com 1000 a. C., 800 a. C., 1500 a. C., no museu da Inglaterra, de Israel, Telaviv, e dos E.U.A.. A Palavra no original hebraico é exatamente essa: Círculo. Algo que é redondo, que não é quadrado nem plano. Essa é a palavra no original. Isto não foi inventado por tradutor. O Deus que fez a terra já sabia que ela era redonda e, colocou na Sua Palavra.

Não existe nenhum dado nas biociências que provam que a evolução está acontecendo hoje e, nem mesmo, nas geociências que ela tenha acontecido no passado. Não existe nenhum dado científico, baseada na lei física; ao contrário, todas as leis da ciência, baseadas na lei física, nos mostram que é impossível haver ou ter havido evolução. Em razão disso, você precisa ter muito mais fé pra crê na evolução, que diz que a vida é obra do acaso, do que pra crê no Deus que criou e sustenta todas as coisas. Crer, que da matéria inanimada veio a existir vidas complexas, indubitavelmente, requer muito mais fé. É digno de nota, que tudo o que o homem cria, requer dele inteligência, projeto e engenhosidade. Mesmo para as coisas mais simples. Pergunta-se: "Pode o efeito ser quantitativamente maior e qualitativamente superior à Causa?". Segundo a 4ª lei da termodinâmica, não! Cremos num Deus muito maior, muito Superior, que criou e sustenta tudo o que existe.

Deus existe, e assim como eu, muitos o tem encontrado, pelo que a Bíblia nos diz: "Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me encontrareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor..." (Jeremias 29: 12-14 a). Você tem que escolher, se você crer que a matéria inanimada gera vidas complexas, ou, se você crer que Deus que exerce controle sobre todas as coisas, criou tudo o que existe.

Aniquila-se Deus, a moral é relativa. E essa é a razão desse mundo em que vivemos estar em crise. A exemplo disso, temos o homossexualismo, o qual, tem sido amplamente defendido nos meios televisivos. Contudo, o homem, à luz da ciência, é um ser psico, bio, social. Dessa forma, quem não conseguir cumprir dentro desta tríade, está deformado. (1) Psico: Homossexualismo lida com o psiquismo. E, ainda que, alguns nesse aspecto, assimiliem bem isso, a maioria está procurando os consultórios de psicólogos pra se tratar de seus traumas. (2) Bio: Toda a anatomia sexual do macho é diferente da fêmea. A produção de hormônio de um é diferente da produção de hormônio do outro. (3) Social: A mídia diz que é normal, mas a nível da sociedade há uma rejeição.

Ainda que o homossexual cumpra duas dessas três, ele vai ficar amarrado no bio. O homem só é completo quando ele atende essas três áreas: Psico, bio, social. A teoria da evolução, tenta arrancar Deus de Seu trono. Tira-se Deus, não há senso moral, tudo é relativo. Por isso, há tanta gente depressiva, angustiada. O homem sem Deus fica num beco sem saída, o homem sem Deus é vazio e não é feliz. A alma do homem clama por Deus, pelo que o salmista, declarou: "Como a corça anseia pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus. A minha alma tem sede do Deus Vivo..." (Salmos 42:1-2 a). É inato ao homem o senso moral e religioso, porque Deus assim o criou. É por esta razão, que o homem sem Deus é vazio. Somente quando o homem entende o clamor de sua alma por Deus e, reconhece em Jesus Cristo, o único Caminho que o leva a Deus, esse vazio em seu íntimo é preenchido.

A Bíblia, em I Crônicas 29:11-12, acerca de Deus, nos diz: "Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade, pois teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo. Nas tuas mãos há força e poder para engrandecer e dar força a tudo.".

E aí? Tem Evolução? É a matéria que dá vida? Um professor americano, da Universidade de Haward - crente no Senhor Jesus Cristo, cientista, PHD em três doutorados de ciência - chamou seus colegas cientistas e, com o intuito de provar que a matéria inanimada não pode produzir vida, propôs: "Vamos pegar o feijão e, produzir uma semente de feijão no laboratório. Todos os elementos químicos, toda composição, peso, tudo de uma semente de feijão, nós vamos fabricar no laboratório. Aí, pegaram tudo aquilo e, construíram um laboratório de feijão. Pegaram uma semente natural de feijão e colocaram num vaso com terra e, o mesmo fizeram com a semente de feijão que eles haviam produzido. Algum tempo depois, a semente natural de feijão, começou a brotar e cortar a terra. O mesmo não aconteceu com a semente produzida em laboratório.

O pr. Silas Malafaia, conta que durante uma aula, ele ouviu seu professor zombar da narração bíblica, que diz que Deus formou o homem do pó da terra, soprou em suas narinas e deu-lhe a vida. Pelo que, o pr. Silas o interrompeu, e disse: "perfeitamente comprovado pela ciência. De uns 15 anos pra cá a ciência comprova, que o 15 elementos químicos encontrados na terra, estão presentes no corpo do homem. Isso é cientificamente provado.". Até por que, se o homem não tivesse sido formado do pó da terra, não existiria nele, nenhum elemento químico, que seja elemento químico da terra. A Bíblia, em Gênesis 2:7, nos diz: "Formou o Senhor o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente. ". E, quase 2 mil anos depois, o apóstolo Paulo, em I Coríntios 15: 48 a, nos diz: "Qual o terreno, tais são também os terrenos...". Ou seja, o que está na terra está no homem! A ciência comprovou isso.