terça-feira, 25 de abril de 2017

O verdadeiro Evangelho (04)



É alarmante o fato de que muitos dentre os evangélicos de nossos dias reduzam a mensagem do evangelho a frase de efeito e tratem a conversão como se fosse meramente uma decisão humana.

Um estudante assíduo da Bíblia Sagrada pode perceber que a apostasia vem se alastrando nos dias atuais no meio cristão. Em toda a história da Igreja, nunca houve tanto evangelho falso propagado como na era presente. Mas um cristão genuíno, amante da Palavra de Deus, que se dedica ao estudo da mesma, não fica surpreso ao ver o quadro atual das igrejas de Deus, visto que a própria Palavra de Deus registra profecias referentes aos fatos que vem ocorrendo atualmente, e segundo a própria Palavra, é mister que tudo isto aconteça.

O verdadeiro Evangelho consiste em pregar as boas novas de salvação, que permite ao salvo entrar no Reino de Deus (Hb 4:2; Lc 4:43), enquanto que o falso evangelho consiste em pregar bens materiais, ou seja, as boas coisas do reino do maligno.

O verdadeiro Evangelho consiste em convencer os pecadores que em Cristo passarão por aflições, e que terão de estar dispostos em sofrer pelo Evangelho de Cristo (Jo 16:33; Lc 9:23; Mt 5:11-12), enquanto o falso evangelho consiste em dizer que estamos livres de problemas.

O verdadeiro Evangelho consiste em pregar a Ajuda do Alto (Rm 1:16), enquanto o falso evangelho consiste em pregar mensagens de autoajuda.

O verdadeiro Evangelho consiste em fazer o pecador prostrar-se, humilhar-se, e quebrantar-se diante da grandeza de Deus, adorando-o (2 Cr 7:14, 20:18; Mt 15:25; Lc 8:47), enquanto o falso evangelho consiste em fazer o pecador se apegar em bens materiais, idolatrar "cantores gospel", "pastores", "apóstolos" e "missionários" fraudulentos, fazendo com que a palavra destes tenham mais peso do que a própria Bíblia.


O verdadeiro Evangelho consiste em ensinar que somos servos de Deus, e que temos que obedecê-lo, acatando a vontade de Deus (Mc 14:36; Lc 11:2; Jo 9:31), enquanto o falso evangelho consiste em ensinar que podemos mandar em Deus determinando o que quisermos, pois nossa boca "tem poder", ou seja, ensina que podemos colocar Deus contra a parede tornando-o nosso servo.

Tg 1:26,27 "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo Mais do que nunca a Igreja precisa anunciar o Verdadeiro Evangelho! Infelizmente o que mais se vê hoje são inúmeras Igrejas pregando um Evangelho que não confronta o egoísmo, a indiferença, a omissão daqueles que se dizem religiosos mais que não querem ouvir aquilo que é a verdade de Deus.

É preciso entender que o Evangelho não apenas salva o homem da condenação eterna, mas também tem o poder de transformar o homem de sua condição original, por exemplo: De um coração duro e insensível, para um coração moldável e sensível... De alguém avarento, para alguém generoso... De alguém sem amor, para alguém cheio de amor... Além de salvar, curar e libertar o homem do pecado, o evangelho transforma a mente, o coração e o caráter de todo aquele que crê em Jesus Cristo como o Filho do Deus Vivo! Olha o que o evangelho fez na vida de Paulo: 1 Tm 1:13-15 "A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal".

Perceba que Paulo não fala apenas da sua salvação... E sim, de toda transformação gerada em sua vida pela verdade do Evangelho! Por quê Verdadeiro Evangelho? Simples! Porque existe um falso evangelho sendo pregado por muitas Igrejas, e que tem impedido o povo de viver segundo a palavra de Deus. Jesus alertou sobre isso: Mc 13:22,23 "Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo." Mt 7:15-20 "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis.

Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis". Olha o que o Apóstolo Paulo falou sobre isso: Gl 2:2 "E subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma corresse ou não tivesse corrido em vão."

O Apóstolo Paulo deixava bem claro em suas cartas às Igrejas que era o "seu evangelho", segundo Cristo Jesus, que eles deveriam seguir... 2 Tm 4:1-5 / Rm 16:17,18 Ef 5:6 "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." Cl 2:6-8 / 2 Pe 2:1-19 1 Jo 4:1 "Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." Há vários outros textos que falam sobre o assunto, mas perceba nesses que em todos eles há um alerta para aqueles que eram de Deus, para que não se perdessem com novas doutrinas, novos ensinamentos que não estavam fundamentados na palavra de Deus, no verdadeiro evangelho. Hoje existem vários tipos de evangelhos... Mas qual é o verdadeiro? Como identificá-lo?

1 - O Verdadeiro Evangelho é aquele que gera arrependimento verdadeiro, ou seja, que confronta o nosso pecado e nos leva a uma mudança de vida radical.

2 - O Verdadeiro Evangelho é aquele que transforma o nosso caráter.

3 - O Verdadeiro Evangelho é aquele que nos molda, fazendo-nos semelhantes a Cristo. Voltando ao texto principal, Tiago começa falando daquele que se diz religioso... O que é um religioso? É alguém que conhece a palavra mas não a pratica... É alguém que aparentemente vive conforme a palavra de Deus, mas que intimamente não a vive... É alguém conhecedor das escrituras, mas completamente indiferente às necessidades alheias... Lc 6:6-11 - A cura de um homem que tinha a mão mirrada É alguém que mesmo conhecendo a palavra, vive só para si... Tiago diz que "a religião pura é visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo".

Ou seja, alguém que foi transformado pelo evangelho, não alguém religioso, se interessa em poder ajudar aqueles que precisam de ajuda! Por quê? Porque o amor de Deus o alcançou, e agora, não mais insensível, não mais indiferente, não mais egoísta, esse alguém, por amor, ajuda aqueles que precisam!

Isaias 1:16,17 " Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas".  Is 58:6-11

Zac 7:8-12 "E a palavra do SENHOR veio a Zacarias, dizendo: Assim falou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão. E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão. Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos".

O Verdadeiro Evangelho nos aproxima das necessidades alheias, para que os ajudemos com aquilo que Deus tem nos dado.

O verdadeiro evangelho

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê… ” (Romanos 1:16).

Há algo que possamos acrescentar para que esse Evangelho se torne mais atrativo? Ou, há algo que faça mais pessoas se achegarem a ele? A resposta é simples e direta, NÃO! A bíblia deixa claro que somente pelo sacrifício de Cristo na cruz nós temos a vida eterna juntamente com Deus. Não há frases declarativas ou emotivas, não há peças, não há danças, não há… Se o sacrifício de Cristo na cruz não foi suficiente para fazer com que nós reconheçamos os nossos pecados e clamarmos pelo perdão divino, então não estamos vivendo o verdadeiro evangelho deixado por Cristo.

Lamentavelmente, em décadas recentes, parece que a salvação perdeu algo de seu valor. Na opinião de muitos, a promessa da salvação não é uma motivação forte o suficiente para levar o pecador ao arrependimento ou o santo à verdadeira devoção, então precisamos adicionar muitas outras promessas para tornar o chamado do evangelho atrativo.

 Saúde e prosperidade, propósito e poder e conseguir o máximo dessa presente vida são as verdadeiras cartas do jogo do cristianismo contemporâneo.

À luz do alto valor que a Escritura dá a salvação, por que esta promessa de salvação não mais impressiona por si só a alma moderna? Por que outras promessas mais terrenas precisam ser adicionadas para tornar o evangelho mais atraente para o homem contemporâneo? Primeiro, é porque os homens não compreendem sua condição deplorável. Assim como um homem rico não vê razão para se regozijar ao lhe ser dado um mero pedaço de pão até que uma reviravolta na vida lhe deixe pobre, assim o pecador não acha alegria na salvação até que seja revelada a horrível natureza de seu pecado e ele se veja como um desgraçado, miserável, pobre, cego e nu.

O MORALISMO versos NOVO NASCIMENTO


Assim como os pais ensinam corretamente seus filhos a obedecerem a instrução moral, a igreja também tem a responsabilidade de ensinar os seus os mandamentos morais de Deus e ser testemunha para toda a sociedade de o que Deus declarou bom e reto para suas criaturas humanas.

Esse impulso – correto e necessário – não é , todavia, o evangelho de Deus. Na verdade, um dos mais traiçoeiros falsos evangelhos é o moralismo que promete o favor de Deus e a satisfação da justiça de Deus aos pecadores se eles somente se comportarem e se comprometerem ao aperfeiçoamento moral.

O instinto moralista na igreja reduz a Bíblia a um manual para o comportamento e substitui a instrução moral pelo evangelho de Jesus Cristo. Muitos púlpitos evangélicos estão dados a mensagens moralistas e não à pregação do Evangelho.

O corretivo para o moralismo vem direto do apóstolo Paulo quando ele insiste que “o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo Jesus”. Salvação vem àqueles que são “justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da lei; visto que pelas obras da lei ninguém será justificado.” [Gálatas 2.16]

Nós pecamos contra Cristo e adulteramos o evangelho quando sugerimos a pecadores que o que Deus requer deles é aperfeiçoamento moral de acordo com a Lei. Moralismo faz muito sentido aos pecadores pois não passa de uma explicação do que eles já vêm aprendendo desde os primeiros dias. Mas o moralismo não é o evangelho e ele não pode salvar. O único evangelho que salva é o Evangelho de Cristo. Como Paulo lembrou aos gálatas, “mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, para regatar os que estavam debaixo da Lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” [Gálatas 4.4-5]

Nós somos justificados pela fé somente, salvos pela graça somente e redimidos dos pecados por Cristo somente. Moralismo produz pecadores (potencialmente) melhor comportados. O Evangelho transforma pecadores em filhos e filhas adotados por Deus.

A Igreja deve nunca se esquivar, acomodar, revisar ou esconder a Lei de Deus. Na verdade, é a Lei que mostra nosso pecado e deixa clara nossa total inadequação e falta de retidão. A Lei não pode transmitir vida, mas como Paulo insiste, ela “se tornou nosso tutor para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé.” [Gálatas 3.24]

O perigo mortal do moralismo tem se tornado uma constante tentação para a igreja e um sempre-conveniente substituto do Evangelho. Claramente percebemos que milhares dos nossos vizinhos pensam que o moralismo é a nossa mensagem e somente a mais ousada pregação do verdadeiro Evangelho será suficiente para corrigir essa impressão e levar pecadores à salvação em Jesus.

O inferno estará cheio de pessoas “bem criadas”. Os cidadãos do Céu serão aqueles que, pela completa graça e misericórdia de Deus, estarão lá pela justiça de Jesus Cristo creditada a eles.